Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd), a TROP2-directed antibody-drug conjugate (ADC), for triple-negative breast cancer (TNBC): Preliminary results from an ongoing phase 1 trial.

Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd), a TROP2-directed antibody-drug conjugate (ADC), for triple-negative breast cancer (TNBC): Preliminary results from an ongoing phase 1 trial.

Por Dr. José Fernando do Prado Moura, MD, PhD

Apresentado por Dr. Aditya Bardia, Massachussets General Hospital, Boston – USA, no Congresso da ESMO Breast Cancer, 5-8 maio de 2021

O câncer de mama triplo negativo recidivado/refratário tem um dos piores prognósticos entre os tumores de mama, com baixa resposta e sobrevida com os tratamentos disponíveis. Recentemente drogas conjugadas com anticorpos monoclonais tem apresentado resultados encorajadores em diversas neoplasias sólidas. No câncer de mama triplo negativo, o sacituzumab-govitecan tem resultados encorajadores, mas com toxicidade pulmonar limitante em alguns casos. O Dato-DXd é um ADC que tem demostrado resultados encorajadores e efeitos colaterais manejáveis em uma coorte de pacientes com câncer de pulmão.

O TROPION-PanTumor01 é um estudo basket que inclui vários tipos de tumores e foi apresentada a coorte de 24 pacientes com TNBC tratados com o Dato-DXd. Esses pacientes, em sua maioria, tinham recebido mais de 4 linhas de tratamento, dois deles inclusive receberam o sacituzumab govitecan. O evento adverso mais importante observado foi estomatite, a maioria manejável, sem nenhuma interrupção do tratamento por efeito colateral. Em termos de atividade antitumoral, foi observada uma taxa de resposta objetiva de 43% e uma taxa de controle de doença de 95%.

 

Como conclusão o autor refere que o Dato-DXd mostrou um perfil seguro de efeitos colaterais, sem interrupções do tratamento por evento adverso e que a eficácia observada neste coorte em termos de atividade antitumoral em pacientes tratados com múltiplas linhas encoraja a realização de estudos maiores para esta população de pacientes e inclusive pacientes com receptores hormonais que estão sendo recrutados em uma nova coorte.

Esta classe de drogas conjugadas a anticorpos aumenta o arsenal terapêutico do oncologista e a esperança para uma doença tão desafiadora como o câncer de mama triplo negativo.

× Olá, Como posso te ajudar?