Final Analysis of KEYNOTE-048: First Line Pembrolizumab for Recurrent or Metastatic Head and Neck Squamous Cell Carcinoma (Abstract 6000).

Por: Heberton Medeiros Teixeira.

Foi apresentado na sessão oral de câncer de cabeça e pescoço, no encontro da American Society of  Clinical Oncology (ASCO annual meeting – 2019), que está ocorrendo em Chicago-IL nos EUA, a análise final do estudo fase III Keynote-048 que estudou o papel da imunoterapia com pembrolizumabe no câncer de cabeça e pescoço recorrente ou metastático.

O ensaio clínico era composto por três braços: pembrolizumabe isolado, pembrolizumabe com carboplatina ou cisplatina e fluorouracil (5-FU) ou cetuximabe mais carboplatina ou cisplatina e 5-FU.

A pesquisa envolveu 822 pacientes, sendo distribuídos na proporção de 1:1:1 entre os braços e os dados foram obtidos após 25 meses da inclusão do último paciente.

O tratamento com pembrolizumabe + quimioterapia (QT) resultou em sobrevida global mediana de 14,7 m contra 11 m no grupo de cetuximabe mais QT, nos pacientes com “Combined Positive Score”(CPS) > ou = 20 (HR 0,6; p <0,0004) e na população com CPS > ou = 1 foi de 13,6 x 10,4 meses (HR 0,65; p < 0,0001), respectivamente.

A taxa de resposta foi de 42,9% com pembrolizumabe com QT versus 38,2% com cetuximabe mais QT, na população com CPS > ou = 20 e 36,4%  X 35,7 %, nos pacientes com CSP > ou =1, a mediana de duração de resposta foi de 7,1×4,2 e 6,7 x 4,3m, respectivamente.

Na população total do estudo, pembrolizumabe x cetuximabe + QT, não apresentaram diferença em sobrevida global, mediana de sobrevida de 11,5 X 10,7 meses, a taxa de resposta foi 16,9% X 36%, e a duração mediana de resposta foi 22,6 x 4,5 meses, respectivamente.

Os autores concluem que pembrolizumabe com quimioterapia e pembrolizumabe isolado são o novo padrão de tratamento em primeira linha de pacientes com cance de cabeça e pescoço recorrente ou metastático.

Author profile
Dr. Heberton Medeiros - Oncologia
Dr Heberton Medeiros
Médico Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduação em Medicina: Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN.
Residência em Clínica Médica: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Residência em Oncologia Clínica pelo AC Camargo Cancer Center, São Paulo-SP.
Mestre em Medicina Tropical pela UFPE.
Preceptor da Residência de Oncologia Clínica do Real Hospital Português.

× Olá, Como posso te ajudar?