Novo programa de rastreamento oncológico do Real Hospital Português

Novo programa de rastreamento oncológico do Real Hospital Português

Por   

O rastreamento engloba uma série de procedimentos para o diagnóstico de doenças, como o câncer, em pessoas assintomáticas.

Alguns dos tipos mais frequentes de câncer no Brasil como pulmão, mama, colorretal, colo uterino e próstata podem ser detectados precocemente numa fase inicial ainda sem apresentar sintomas e serem tratados com maior chance de cura do que quando detectados numa fase mais avançada.

Pensando numa estratégia de divulgação desses métodos, muitas vezes desconhecidos pela população, bem como em facilitar o acesso ao médico especialista, o Real Hospital Português criou o novo programa de rastreamento oncológico.

É uma ferramenta online gratuita onde o usuário preenche dados sobre fatores de risco para essas neoplasias como idade, sexo, raça, história familiar, tabagismo, entre outras, e recebe um guia sobre seu risco para desenvolver esses 5 principais tipos de câncer. A ferramenta consegue fornecer uma orientação individualizada  baseada nesses fatores de risco sobre necessidade ou não de realizar os exames de rastreamento, bem como o que fazer para reduzir seu risco de desenvolver determinada neoplasia. Pode sugerir a vacina do HPV ou estratégias para cessação do tabagismo por exemplo.

Além disso, a ferramenta faz uma anamnese sobre os principais sintomas desses tumores e caso a pessoa apresente algum, é possível agendar uma consulta com o especialista também de forma online.

Para mais informações acesse o hotsite: pro.rhp.com.br e lembre que através de informações seguras e de atitudes responsáveis, é possível um diagnóstico precoce com tratamento eficaz e menos agressivo.

Author profile
Dra. Carolina Matias
Médica Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduação em Medicina: Universidade Federal de Pernambuco.
Residência em Clínica Médica: Hospital das Clínicas da UFPE.
Residência em Oncologia Clínica: AC Camargo Cancer Center, São Paulo-SP.
Mestre em Medicina Tropical pela UFPE.
Tutora de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
Preceptora da Residência de Oncologia Clínica do Real Hospital Português e do IMIP e da residência de clínica médica do Hospital Barão de Lucena

× Olá, Como posso te ajudar?