MRI -Target or Standard Biopsy for Prostate - Cancer Diagnosis

Por: Dra. Andrezza Santos

 

O estudo PRECISION foi publicado no New England Journal of Medicine em 19 de Março de 2018.

Nesse estudo randomizado multicêntrico de não inferioridade, 500 pacientes com suspeita clínica de neoplasia de próstata foram randomizados para biópsia prostática guiada por achados de ressonância nuclear multiparamétrica (RNM) da próstata ou guiada pelo método tradicional apenas por ultrassonografia transretal.

Foram incluídos pacientes com PSA até 20ng∕ml ou com toque retal suspeito para acometimento neoplásico e excluídos pacientes com suspeita de doença com extensão extra-capsular ao toque retal.

Entre os pacientes randomizados para biópsia guiada por RNM foram biopsiados aqueles com scores PI-RADS 3, 4 ou 5. Nos casos em que a ressonância não evidenciava áreas suspeitas a biópsia era omitida. Nos pacientes biopsiados por ultrassonografia transretal foram retirados 10-12 fragmentos da zona periférica da próstata (Base, ápice e centro).

A biópsia guiada por RNM permitiu a detecção de câncer clinicamente significativo em 38% dos pacientes, enquanto que entre os pacientes cuja biópsia foi guiada apenas por ultrassonografia transretal, câncer clinicamente significativo foi identificado em 26% dos casos (p=0,005), alcançando o objetivo primário de não inferioridade do estudo. É importante ressaltar ainda que entre os pacientes avaliados com RNM 28% não foram submetidos a biópsia por não apresentarem áreas suspeitas.

Era considerado câncer clinicamente significativo o achado de Gleason 3+4 ou maior em pelo menos um dos fragmentos da biópsia.

A RN multiparamétrica vem se mostrando uma importante ferramenta no diagnóstico do câncer de próstata pois permite detectar áreas fortemente suspeitas de câncer possibilitando dirigir a biópsia e aumentar a detecção de doença clinicamente significativa. Apesar de oferecer maior custo, é possível que a longo prazo isso seja minimizado pela redução no número de biópsias e tratamentos desnecessários.

Author profile
Dra. Andrezza Santos
Médico Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Residência em oncologia Clinica no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira IMIP, Mestrado em cuidados paliativos pelo IMIP, Preceptora das residências de oncologia clínica do IMIP, Hospital Universitário Osvaldo Cruz -HUOC e do Real Hospital Português

× Olá, Como posso te ajudar?