RxPONDER: Avaliação do teste molecular Recurrence Score em pacientes com câncer de mama localizado com até 3 linfonodos positivos.

RxPONDER: Avaliação do teste molecular Recurrence Score em pacientes com câncer de mama localizado com até 3 linfonodos positivos.

Por:  

Foi apresentado no San Antonio Breast Cancer Symposium 2020, o importante estudo RxPONDER. Neste estudo prospectivo de fase III, aproximadamente 5000 mulheres com câncer de mama localizado, RH positivo, HER-2 negativo, com 1-3 linfonodos axilares positivos, com
Recurrence Score (RS) menor que 25, eram randomizadas para quimioterapia seguida de hormonioterapia versus hormonioterapia.

Foram usados três fatores de estratificação; RS (0-13 vs. 14-25); status menopausal e dissecção nodal axilar vs. biópsia de linfonodo sentinela. O objetivo do estudo foi determinar o efeito da quimioterapia na sobrevida livre de doença invasiva (SLDI) e sua associação com o escore de sobrevida.

Nas pacientes pós-menopausadas com RS menor que 25, a razão de risco para quimioterapia versus terapia endócrina não foi significativa (91,6% vs. 91,9%), indicando que não houve benefício de quimioterapia neste grupo de pacientes.

Nas pacientes na pré-menopausa o resultado foi significativamente positivo em favor da quimioterapia, com SLDI em 5 anos de 94,2% vs. 89%, naquelas com RS 0-13, a redução de risco absoluto na SLDI foi de 4% e nas mulheres com RS de 14-25 foi de 6,2%. A supressão
ovariana foi realizada em 15,9%, com RS de 0,47 para sobrevida global.

Como conclusão, mulheres na pós-menopausa com comprometimento linfonodal limitado, com RS menor que 25, podem prescindir de quimioterapia com segurança. Devemos tratar com quimioterapia adjuvante mulheres na pré-menopausa independente do valor do RS. Este estudo não tem poder para afirmar se o benefício da quimioterapia neste grupo de pacientes é justificado pelo tratamento de micrometástase ou o efeito da supressão ovariana.

Referência bibliográfica: GS3-00 – First results from a phase III randomized clinical trial of standard adjuvant endocrine therapy ET +/-
chemotherapy (CT) in patients (pts) with 1-3 positive nodes, hormone receptorpositive (HR+) and HER2 negative (HER2-) breast cancer (BC) with recorrence
score (RS) < 25: SWOG S1007 (RxPONDER)

Author profile
Dra Ana Caroline Patu
Médica Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduação em medicina na Universidade Federal de Pernambuco.

Residência médica em oncologia clínica no Hospital Sírio Libanês, São Paulo-SP.

Oncologista do Real Instituto de Oncologia e do Hospital das Clínicas da UFPE.

Preceptora de Residência médica de Oncologia Clínica do Real Hospital Português.

× Olá, Como posso te ajudar?