Effects of volume CT lung cancer screening: Mortality results of the Nelson randomised-controlled population based trial

Effects of volume CT lung cancer screening: Mortality results of the Nelson randomised-controlled population based trial

Por Dr. José Fernando Prado de Moura

O estudo NELSON foi um estudo de base populacional, controlado que envolveu 15.792 indivíduos, que foram randomizados em dois grupos, um para rastreamento com tomografia e outro com raios-X de tórax (grupo controle). O grupo de rastreamento realizou tomografia de baixa dose no início do estudo e com um, três e cinco anos e meio após a entrada no estudo.

Os achados do estudo NELSON demonstram que o uso de tomografia computadorizada em homens assintomáticos com alto risco de câncer de pulmão levou a uma redução de 26% (9-41%, 95% CI) nas mortes por câncer de pulmão aos 10 anos de acompanhamento do estudo (com 86% de conformidade).

No subconjunto menor de mulheres, a taxa-razão de morrer de câncer de pulmão variou entre 0,39 e 0,61 em anos diferentes de acompanhamento, indicando uma redução ainda maior e significativa na mortalidade por câncer de pulmão do que nos homens.

Harry De Koning, pesquisador do Erasmus MC, em Roterdã, Holanda, apresentou essas descobertas na 19ª Conferência Mundial de Câncer de Pulmão, em Toronto.
“Esses achados mostram que as triagens de TC são uma maneira eficaz de avaliar nódulos pulmonares em pessoas com alto risco de câncer de pulmão, muitas vezes levando à detecção de nódulos suspeitos e intervenção cirúrgica subseqüente em taxas relativamente baixas e com poucos falsos positivos e podem aumentar positivamente o chances de cura nesta doença devastadora ”, disse De Koning em um comunicado.

É o segundo maior estudo do mundo com tomografias de rastreamento, com um resultado ainda mais favorável. Sua publicação é esperada em breve.

Esses resultados devem ser usados ​​para informar e direcionar futuras triagens de tomografia computadorizada no mundo.

 

Author profile
Dr. José Fernando do Prado Moura
Médico Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
Residência em Clínica Médica: Hospital Barão de Lucena - Secretaria Estadual de Saúde de PE.
Residência em Oncologia Clínica pelo AC Camargo Cancer Center, São Paulo-SP.
Mestrado em Ciências/Oncologia pelo pelo AC Camargo Cancer Center.
Doutorado (em curso) IMIP/Universidade Federal de São Paulo.
Preceptor da Residência de Oncologia Clínica do IMIP e Real Hospital Português

× Olá, Como posso te ajudar?