Tumor Treating Fields in combination with paclitaxel in recurrent ovarian carcinoma: Results of the INNOVATE pilot study

Por Andrezza Santos

O INNOVATE foi um estudo de fase II, conduzido pelo pesquisador Belga Ignace Vergote, em que  pacientes com neoplasia epitelial de ovário, tuba ou peritônio, já previamente tratadas e com doença resistente a platina foram submetidas a terapia com TTF (tumor treating fields) associado ao paclitaxel semanal.

O TTF é uma terapia anti-mitótica, na qual por meio de transdutores acoplados a pele o paciente recebe campos elétricos alternados de baixa intensidade, em frequências intermediárias (100-300 KHz) na região do tumor. Esses transdutores são conectados a um dispositivo portátil carregado por bateria. É uma terapia já aprovada nos Estados Unidos e Europa em combinação com temozolamida de manutenção para o tratamento de pacientes Glioblastoma multiforme.

O objetivo primário do estudo foi avaliar a toxicidade relaciona a combinação de TTF com paclitaxel semanal.

Foram selecionadas 31 pacientes.  O tratamento consistia em paclitaxel 80mg∕m2 semanal por 8 semanas seguido pela mesma dose administrada nos dias 1, 8 e 15 em ciclos de 28 dias. O paciente deveria utilizar o TTF 18 horas por dia acoplado a pele do abdome e pelve e era programado para oferecer 200KHz.

Os eventos adversos graus 3 e 4 mais comuns foram toxicidade hematológica (29%), gastrintestinal (6%) e respiratória (6%).  A principal toxicidade atribuída ao uso do TTF foi a cutânea (84%), principalmente irritação no local da pele em contato com os transdutores. A mediana de sobrevida livre de progressão de doença foi 8,9 meses e a taxa de sobrevida em um ano foi 61%. A taxa de resposta parcial foi 25% e 46% apresentaram doença estável após o seguimento de 8,9 meses.

Apesar de ter sido um estudo com um número limitado de pacientes, os autores concluíram que associação de paclitaxel ao TTF foi segura e que, em se tratando de uma população já previamente exposta a várias linhas de tratamento, os dados de sobrevida encontrados encorajam futuros estudos de fase III.

Referência: I. Vergote, et al., Tumor Treating Fields in combination with paclitaxel in recurrent ovarian carcinoma: Results of the INNOVATE pilot study, Gynecol Oncol.2018 Jul 27.

Author profile
Dra. Andrezza Santos
Médico Oncologista at Real Instituto de Oncologia

Residência em oncologia Clinica no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira IMIP, Mestrado em cuidados paliativos pelo IMIP, Preceptora das residências de oncologia clínica do IMIP, Hospital Universitário Osvaldo Cruz -HUOC e do Real Hospital Português

× Olá, Como posso te ajudar?